Os benefícios da capoeira no conforto do lar

25-01-2012 09:56

Os benefícios da capoeira no conforto do lar
Professor Pililim desenvolve projeto de personal capoeira em Manaus
Berimbau, atabaque, pandeiro, música, cores e calorias perdidas. Muitas calorias perdidas. Essa é a capoeira, um esporte que além de definir os músculos, ainda faz o corpo ganhar equilíbrio, agilidade, destreza, flexibilidade e melhor coordenação motora. Lúdico, divertido e de resultados evidentes, a capoeira nem sempre é praticada por falta de tempo de seus adeptos.
Pensando nisso, o professor de Educação Física e de capoeira Wander Edson, mais conhecido no meio como Pililim, montou um esquema prático para aqueles que querem praticar o esporte, mas não tem tempo de participar de grupos. É o “personal capoeira”.
“O personal capoeira funciona da mesma forma que o personal trainer, só que sem a convencionalidade dos exercícios. Trabalhamos com a capoeira, que é um esporte apaixonante e que ainda carrega muitos proveitos tanto para o corpo quanto para a mente”, garante Pililim.
Os pacotes, que custam a partir de R$600, têm aulas que duram uma hora e podem ser praticadas desde duas vezes na semana até todos os dias. “Muitas pessoas podem olhar esse preço e achar caro, mas é até mais em conta se formos colocar na ponta do lápis o custo com personal trainer em academia, quando o cliente paga mensalidade, taxa do personal, combustível e ainda perde o tempo de sua casa até a academia”, enumera o personal.
Antes das aulas começarem, o aluno passa por uma avaliação física feita pelo professor Pililim. Em seguida, passa a receber o professor em casa, nos dias e horários que for melhor para a sua agenda. “Temos 15 professores capacitados para tais atividades. De acordo com a demanda e horários solicitados, teremos um personal para atender o aluno”, diz.
Pililim, que é líder do grupo de capoeira Camangula, garante bons resultados. “Quando o aluno é atendido individualmente ou em pequenos grupos é possível que o professor estude melhor o corpo e o desempenho do aluno. A resposta é bem mais rápida porque se trabalha na capoeira todos os grupos musculares, dando ênfase ao quadríceps, glúteo e peitoral”.
Além de perder peso com os movimentos exigentes da capoeira, o aluno também pode aprender a tocar instrumentos. “Essas atividades com os instrumentos como berimbau e atabaque precisam a coordenação motora”, afirma Pililim, que dá uma boa notícia: o exercício pode ajudar o capoeirista perder até mil calorias por treino.
“Tenho casos de alunos que eram obesos e perderam mais de 20 quilos com o esporte. Qualquer pessoa pode praticar a capoeira. E, de acordo com as limitações do corpo, adaptamos o treinamento. Grávidas, idosos e pessoas com deficiência também têm vez nesse esporte”, informa o professor, que dá aulas gratuitas na Mini Vila Olímpica do Coroado nos dias de terça e quinta-feira, de 8h às 9h (para pessoas com deficiência) e de 12h às 13h (público em geral).
A perda de peso não é a única vantagem de quem pratica a atividade. Movimentos gingados, leves e flexíveis são muito utilizados na capoeira. Mas não se preocupe. De acordo com o professor Pililim, qualquer pessoa pode adquirir essas características durante os treinos. “Até mesmo os mais durinhos”, brinca o personal.